2/mai/14

Coloque mais Vitamina C no seu dia

Postado por Eliana M.

Comece seu dia incluindo vitamina C na sua alimentação. Esse nutriente é essencial. Sua carência causa uma doença fatal, o escorbuto, cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam.

Além de fazer parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol.

Ótimas fontes dessa vitamina são frutas cítricas – como laranja, limão e abacaxi -, verduras em geral, salsa, maracujá, frutas silvestres, morango, tomate, entre outras.
E tem mais
Esse nutriente é capaz de aumentar a absorção de ferro, obtido pelos alimentos de origem vegetal – como verduras e feijões -, prevenindo a anemia, devido à sua característica antioxidante, a vitamina C consegue mudar a estrutura química do mineral para uma forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.
Diminui crescimento de tumores
Um estudo publicado pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences analisou os efeitos da Vitamina C em tumores cancerosos, e concluiu que ela pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.

A pesquisa mostrou que, quando ingerida em altas doses, a vitamina pode apresentar um efeito de pró-oxidação, diferente do seu efeito mais conhecido que é a atividade antioxidante. Essa constatação levantou a hipótese de que o efeito pró-oxidante pode gerar radicais livres e peróxido de hidrogênio, o que provocaria a eliminação das células do tumor.
Evita doenças oftalmológicas
Um estudo americano, feito pelo National Institutes of Health, descobriu que certas vitaminas e sais minerais, quando consumidos em conjunto diariamente, podem ajudar a evitar a perda de visão relacionada à idade.
Fonte: Revista. Minha vida

Tags:

Adicione um comentário