7/mai/14

Berinjela e seus benefícios

Postado por Eliana M.

Propriedades nutricionais da berinjela

A berinjela é rica em minerais e vitaminas como o magnésio, cálcio, zinco, potássio, vitamina C, B2 e B1. Sua casca tem antocianinas, proantocianinas e flavonoides, que se acredita reduzir a produção de radicais livres e possuir propriedades antioxidantes.
É um alimento de baixíssima caloria e alta concentração de fibras (100 g tem apenas 20 kcal e 2,9 g de fibras solúveis e insolúveis), e tem na sua composição 92% de água, o que a torna uma aliada da sua dieta.
Benefícios da berinjela para a saúde
Por ter minerais e vitaminas, a berinjela é um alimento que ajuda o bom funcionamento do organismo. Sua alta concentração de fibras ajuda o funcionamento do intestino (lembrando que a dupla fibra/água é indispensável para isso) e também dá saciedade (fibras insolúveis retardam a digestão), o que pode ajudar a reduzir a ingestão calórica e, consequentemente, à perda de peso (o efeito diurético também ajuda o ponteiro a descer).
Outros benefícios atribuídos à berinjela
Ela tem fama de (além das que já falamos) de abaixar o colesterol, triglicérides, ácido úrico (responsável pelas dores nas juntas) e controlar a pressão arterial.
De fato, estudos indicam que o suco da berinjela é capaz de reduzir a absorção do colesterol ingerido na alimentação, mas não há evidencia que ele reduza o colesterol já depositado nas artérias.
Formas de consumo da berinjela
Muitos nutricionistas recomendam que ela seja consumida cozida ou assada (frita nem pensar),
Ela também pode ser consumida na forma de farinha, cápsulas, sucos e em receitas deliciosas. Lembrando que muitas receitas de berinjela carregam na gordura, molhos e queijos, portanto não espere tantos benefícios da pobrezinha em uma lasanha cheia de gordura, e se tirar a casca, saiba que parte dos nutrientes também se vai.
Experimentar as alternativas naturais que não são unânimes em comprovações científicas, mas que tem uma grande adesão popular, desde que acompanhada de bom senso e respaldo do seu médico, pode oferecer desde uma agradável surpresa ou, no mínimo, um ótimo aprendizado.
Fonte: revista lar natural

Tags:

Adicione um comentário